-Sódio e Potássio: são os principais responsáveis pelas alterações elétricas que uma célula nervosa sofre quando está conduzindo o impulso nervoso. O sódio está abundantemente presente na alimentação humana, como componente do cloreto de sódio, o conhecido sal de cozinha. O potássio, por sua vez, é encontrado em grande quantidade em algumas frutas, como a banana.
- Cálcio: permite a contração dos músculos, responsáveis pelos nossos movimentos. Participa, ainda, da coagulação do sangue e é responsável pela rigidez dos ossos e dos dentes. Nos vertebrados, o esqueleto é o maior depósito de cálcio do corpo, podendo ceder cálcio ao sangue, se necessário. Alguns alimentos são bastante ricos em cálcio: leite e derivados, ovos, carne e alguns vegetais.
- Ferro: faz parte da molécula da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio do órgão respiratório para todos os tecidos, nos vertebrados. Está localizada dentro dos glóbulos vermelhos, no sangue. O ferro é encontrado nas carnes e vísceras bovinas, na gema de ovo e em leguminosas, como o feijão. Uma alimentação pobre em ferro provoca deficiência de hemoglobina e de glóbulos vermelhos, o que chamamos de anemia.
- Magnésio: faz parte da molécula da clorofila, pigmento que participa da fotossíntese nas plantas verdes.
- Fosfato: é indispensável para os processos de transferência de energia na célula.
- Iodo: integra as moléculas dos hormônios produzidos pela glândula tireóide, dos vertebrados. O iodo é encontrado em alimentos de origem marinha, como peixes e Crustáceos, e em alguns vegetais, como o brócole e a couve. É acrescentado no sal de cozinha, o "sal iodado".